Trabalhos

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS - 2º SiTAPEM

Encontra-se aberto o período de submissão de resumos expandidos para o 2º SiTAPEM. A submissão desses resumos far-se-á através do e-mail sitapem@ufcat.edu.br.

Para a submissão do resumo expandido, use o seguinte template. O resumo expandido deverá conter entre 4 a 7 páginas. 

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS
  • Período de submissão: 17/03/2025 a 07/04/2025 (PRORROGADO ATÉ DIA 10/04/2025);
  • Período de avaliação da Comissão Científica: 08/04/2025 a 15/04/2025;
  • Período de avaliação ad hoc dos trabalhos: 16/04/2025 a 25/04/2025;
  • Período de análise dos pareceres pela Comissão Científica e ajustes dos trabalhos: 26/04/2025 a 01/05/2025;
  • Envio de decisão final pela Comissão Científica: até 02/05/2025;
  • Publicação nos anais do evento: 26/05/2025.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Para que os resumos expandidos sejam avaliados, a taxa de inscrição deverá ser paga antes do início do período de avaliação. 

Os resumos expandidos serão avaliados por dois revisores. Caso ambos recomendem o resumo expandido, esse será encaminhado para possíveis correções. Caso um dos revisores não o recomende, esse será enviado a um terceiro revisor.

Se os resumos expandidos tiverem sido aceitos para publicação nos anais do evento, então um dos autores deverá apresentar um pôster presencialmente, ou uma comunicação oral de 10 minutos remotamente. Resumos expandidos que não tenham sido apresentados no evento, não serão publicados nos seus anais. 

____________________________________________________________________________________


DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - 2º SiTAPEM 

A submissão de trabalhos no SiTAPEM ocorrerá por meio da plataforma da revista TANGRAM (https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/about/submissions), com a qual o 2º SiTAPEM tem uma parceria. 

Para efetuar a submissão é necessário que o(a) autor(a) correspondente crie uma conta no site da TANGRAM. Caso esse já possua conta, basta que faça o login e clique em Nova Submissão: abrir-se-á uma nova página com várias abas, onde é necessário que seja selecionada a opção "Edição Temática: II SiTAPEM" na aba 1, campo Seção

É importante que, no momento de fazer a submissão, o(a) autor(a) correspondente coloque o nome de todos(as) os(as) autores, pois não serão permitidas, posteriormente, inserções de autores. 

A revista TANGRAM publica artigos originais provenientes de pesquisas, estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. 

Para submeter um trabalho, os autores deverão satisfazer todas as condições de submissão, exigidas pela TANGRAM, apresentadas a seguir:
  • o trabalho não pode ter sido submetido a outra revista;
  • o trabalho não pode ter mais de 03 (três) autores;
  • pelo menos um dos autores tem que ter título de doutor;
  • todos os autores devem estar cadastrados no sistema OJS (https://ojs.ufgd.edu.br/) na ordem correta de autoria, com identificação do OrcID (https://orcid.org/) (caso não possuam esse cadastro no OrcID, esse precisa ser efetuado antes do cadastro no sistema OJS);
  • os autores devem cumprir um interstício de um ano entre publicações na TANGRAM (no caso de autores da UFGD, o interstício é de dois anos);
  • o arquivo da submissão deve corresponder ao template presente aqui (https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/template) que deverá ser salvo como arquivo Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • as citações e referências devem seguir o padrão da American Psychological Association (APA) 7ª edição (veja breve resumo em https://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/8617/1/NormasAPA_Ed7%28Clopes%29.pdf);
  • o formato das páginas deve estar em tamanho A4, com fonte Liberation Sans e tamanho 12 pontos, o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 e as margens da página devem ser de 2,5 cm nas partes esquerda e direita, de 1,25cm na parte superior e de 2 cm na parte inferior;
  • o manuscrito deve absolutamente conter: título em três idiomas (português, inglês e espanhol) que deve ser claro e objetivo sem abreviaturas e fórmulas; resumo em três idiomas (português, inglês e espanhol) e deve possuir entre 150 a 250 palavras; três palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol); introdução; texto (desenvolvimento); agradecimentos (se for o caso); referências;
  • a extensão máxima do trabalho é de 15 a 25 páginas;
  • as imagens devem ser nomeadas conforme referidas no texto e enviadas junto com o documento principal em formatos de arquivo pdf, com resolução de 300 dpi's - o uso de imagens é de inteira responsabilidade dos autores;
  • deve ser submetido apenas um arquivo do trabalho e esse não deve conter indicação de autores de modo a garantir uma avaliação cega por pares - caso haja imagens/gráficos, esses também têm que ser enviados. Assim, os autores do documento devem excluir qualquer menção a seus nomes no texto, substituindo-os por AUTOR(ES), e nas referências devem apenas colocar AUTOR(ES) e o ano sem menção de qualquer outro elemento da referência. Além disso, os documentos submetidos na plataforma da TANGRAM, deverão possuir um nome que não permita a identificação dos autores, assim como deverá ser removido a identificação do autor nas propriedades do documento;
  • junto com a submissão do arquivo de trabalho, deve(m) ser submetido(s) o(s) Termo(s) de Responsabilidade, presente aqui (https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/about/submissions),  preenchido(s) e assinados(s) (um por autor(a)).

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS DO 2º SiTAPEM

  • Período de submissão de trabalhos: 13/01/2025 a 12/03/2025; 
  • Período de avaliação da Comissão Científica: 13/03/2025 a 16/03/2025;
  • Período de avaliação ad hoc dos trabalhos: 17/03/2025 a 28/03/2025;
  • Período de análise dos pareceres pela Comissão Científica e ajustes dos trabalhos: 31/03/2025 a 18/04/2025;
  • Envio de decisão final pela Comissão Científica: até 22/04/2025;
  • Publicação nos anais do evento: 26/05/2025; 
  • Publicação dos trabalhos na revista TANGRAM: janeiro de 2026.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO 

Durante o período de avaliação pela Comissão Científica, de 13/03/2025 a 16/03/2025, essa fará uma breve análise dos trabalhos para verificar se esses se encaixam no escopo da revista TANGRAM e se atendem os critérios exigidos. 

Caso esses não se encaixem, esses trabalhos serão avaliados apenas para submissão nos anais do evento. Durante o segundo período de avaliação pela Comissão Científica, de 31/03/2025 a 18/04/2025, essa analisará as recomendações emitidas por dois revisores e decidirá se o manuscrito deve ser aceito, revisado, ou rejeitado. 

Caso as recomendações não coincidam, o trabalho será enviado para um terceiro revisor. Esse mesmo período funcionará como período de ajuste dos trabalhos. Caso os trabalhos sejam aceitos na revista TANGRAM ou nos anais do evento, um dos autores deverá apresentar seu trabalho no evento SiTAPEM, quer presencialmente, quer de forma remota. 

Os trabalhos não serão publicados se eles não tiverem sido apresentados no evento. As apresentações terão uma duração de 20 minutos, com 5 minutos para arguição. 

A programação da apresentação dos trabalhos será disponibilizada no dia 22/04/2025.