A importância da formação de professores e de suas concepções para o desenvolvimento da mentalidade
Evidências da psicologia mostram que as crenças de cada um estão na base da sua atuação. Em particular, aquilo em que acreditamos determina as nossas ações enquanto professores. Se o professor acreditar que a capacidade de cada um para aprender é pré determinada à nascença e que, por isso, alguns alunos nunca conseguirão aprender matemática, essa será a mensagem que ele irá transmitir a seus alunos. Nos últimos anos, evidências da neurociência vêm contribuindo para derrubar varios mitos relacionados com a aprendizagem, contrariando ideias como a exposta e ajudando a fundamentar e consolidar a abordagem pedagógica Mentalidades Matemáticas. O impacto dessa abordagem é sentido por aqueles que com ela têm contato. Assim, é de suma importância apresentá-la tanto a professores, em programas de formação continuada, como a estudantes de graduação nos cursos de formação de professores.
Auditório Profa. Lívia Abrahão do Nascimento Conferência de abertura - Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TXzdqqXHsQc - 09/06/2025 19:30 - 20:29