Palestrante

LILIANA MANUELA GASPAR CERVEIRA DA COSTA

Possui graduação em Matemática com Ciências da Educação (Bacharelado) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1981) e em Ensino da Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1995), mestrado em Matemática/Ensino pela Universidade de Aveiro-Portugal (2000), doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro-Portugal (2012). Tem experiência na área de Matemática e de Ensino de Matemática. Trabalha na área de Teoria Algébrica dos Grafos e de Estruturas Combinatórias com ênfase no estudo de politopos. Atualmente atua na educação básica e na formação de Professores, no mestrado profissional em rede nacional de Matemática- Profmat- e no Curso de Especialização em Educação Matemática do CP2. Tendo como referencial a abordagem Mentalidades Matemáticas, dedica-se a pesquisas com enfoque em estratégias inclusivas, promotoras da equidade e que visam a criação de ambientes de aprendizagem que garantam que a todos os estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como a construção de saberes e conhecimentos matemáticos enquanto exercitam sua autonomia e cidadania.

Extraído do Currículo Lattes em 15/04/2025.

A importância da formação de professores e de suas concepções para o desenvolvimento da mentalidade

Evidências da psicologia mostram que as  crenças de cada um estão na base da sua atuação. Em particular, aquilo em que acreditamos determina as nossas ações enquanto professores. Se o professor acreditar que a capacidade de cada um para aprender é pré determinada à nascença e que, por isso, alguns alunos nunca conseguirão aprender matemática, essa será a mensagem que ele irá transmitir a seus alunos. Nos últimos anos, evidências da neurociência vêm contribuindo para derrubar varios mitos relacionados com a aprendizagem, contrariando ideias como a exposta e ajudando a fundamentar e consolidar a abordagem pedagógica Mentalidades Matemáticas. O impacto dessa abordagem é sentido por aqueles que com ela têm contato. Assim, é  de suma importância apresentá-la tanto a professores, em programas de formação continuada, como a estudantes de graduação nos cursos de formação de professores. 

Auditório Profa. Lívia Abrahão do Nascimento   Conferência de abertura - Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TXzdqqXHsQc - 09/06/2025 19:30 - 20:29