Palestrante

ROBSON DA SILVA EUGENIO

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2023-2024). Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2019); Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013); Especialização em Ensino de Matemática pela UPE (2013); Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UFRPE/UAG (2010); Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade de Pernambuco UPE Campus Petrolina, atuando no colegiado de Matemática. É integrante dos grupos de pesquisa GPEME (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística), GPEMCE (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, CNPq) e (PSIEM-GEPEMAI) Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisa na área de Educação Matemática e Estatística, principalmente nos seguintes temas: Didática, Educação Matemática, Avaliação em Matemática, Educação Estatística e utilização de softwares no ensino de Matemática e Estatística, Estocástica, Laboratório de Ensino de Matemática, Ensino de Probabilidade e Letramento Probabilístico.

Extraído do Currículo Lattes em 15/04/2025.

Malba Tahan: precursor do laboratório de ensino de matematica

A palestra abordará um pouco da história do professor e escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mas conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. O professor se tornou uma referência nacional a partir do movimento de divulgar a Matemática a partir dos seus livros que traziam problemas matemáticos muito criativos e aparentemente insolúveis. Mas que foram apresentados e resolvidos por personagens criados por Malba Tahan a partir de uma imersão na cultura árabe. Fazendo assim com que a Matemática fosse percebida de maneira divertida, curiosa e intuitiva pelas pessoas que tinham contato com a sua obra. A palestra ainda versará sobre um dos seus escritos que versa sobre o que ele denominou de “método do laboratório”, se referindo ao que entendemos hoje como Laboratório de Ensino de Matemática. Faremos uma viagem histórica e retrospectiva até os dias atuais, a partir do que Malba Tahan propôs em seus escritos e o que estudos recentes apontam sobre a temática sobre Laboratório de Ensino de Matemática, culminando em uma compreensão mais robusta do legado do Prof. Julio César de Mello e Souza e das possibilidades que temos nos dias de hoje para se ensinar Matemática de uma maneira propositiva, questionadora, reflexiva e criativa.

Auditório Profa. Lívia Abrahão do Nascimento   Conferência de encerramento - Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=kl6rZLwMrLE - 12/06/2025 19:15 - 20:29