OPMBr e Shanghai: Práticas Inovadoras na Educação Matemática
A palestra abordará o contexto de criação da Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), destacando seus conselhos orientadores e conceitos metodológicos. Serão discutidas as três etapas fundamentais que incluem a avaliação do PCK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo), o desenvolvimento de soft skills, a liderança educacional e as externalidades. A apresentação também trará experiências profissionais e inovações educativas, com foco em práticas bem-sucedidas e replicáveis, enfatizando os impactos positivos na aprendizagem. Além disso, serão exploradas as características do ensino de Matemática em Shanghai, analisando elementos que podem ser adaptados e implementados no contexto brasileiro. Os fundamentos conceituais serão trabalhados com ênfase no conhecimento pedagógico do conteúdo e na metodologia lesson study, reconhecida como uma prática colaborativa para o desenvolvimento contínuo dos professores. A palestra tem como objetivo fornecer estratégias e insights que promovam avanços no desempenho educacional e na formação docente nas escolas brasileiras.
Auditório Profa. Lívia Abrahão do Nascimento Palestra 01 - Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=KfvGwCA8SXQ - 11/06/2025 19:15 - 20:29