Principal
[CONGRESSO] 3º CEPEX-UFCAT - CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO de 08/11/2022 a 10/11/2022
O 3º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2022. Ainda que seja a terceira edição de uma ação de extensão realizada sob a chancela da Universidade Federal de Catalão-UFCAT, ela guarda a tradição de décadas na realização de um evento unificado que anualmente congrega a comunidade interna e externa na instituição, unidas em uma programação marcada pelas atividades vinculadas a pesquisa, ao ensino, a extensão e a cultura.
O CEPEx, portanto, é legatário dos bem-sucedidos CEPEC e Conpeex de anos anteriores e nessa condição possui legitimidade e é profundamente valorizado em toda a região por sua capacidade de aglutinação de pessoas, ideias, socialização de conhecimento e cultura.
Em 2022 o evento assume como tema o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e por isso o que se almeja é que ele reconheça e celebre o acúmulo histórico do Brasil nestes campos fundamentais e que a universidade se reforce como locus de encontro, sinergia, produção de saberes e práticas.
Por isso, à reflexo dos anos anteriores conferências, mesas redondas, mostras e comunicações, palestras, rodas de conversa e atividades culturais serão realizados no período.
Representantes do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Cultura participam ativamente da elaboração do evento, seu planejamento e condução. Alunos e alunas, técnicos e técnicas do administrativo, professores e professoras e membros da comunidade trabalham conjuntamente para o sucesso do evento.
E também mantendo a tradição os trabalhos darão origem aos anais do evento que permitem o registro, a guarda e a socialização do que produziu.
O CEPEx, portanto, é legatário dos bem-sucedidos CEPEC e Conpeex de anos anteriores e nessa condição possui legitimidade e é profundamente valorizado em toda a região por sua capacidade de aglutinação de pessoas, ideias, socialização de conhecimento e cultura.
Em 2022 o evento assume como tema o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e por isso o que se almeja é que ele reconheça e celebre o acúmulo histórico do Brasil nestes campos fundamentais e que a universidade se reforce como locus de encontro, sinergia, produção de saberes e práticas.
Por isso, à reflexo dos anos anteriores conferências, mesas redondas, mostras e comunicações, palestras, rodas de conversa e atividades culturais serão realizados no período.
Representantes do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Cultura participam ativamente da elaboração do evento, seu planejamento e condução. Alunos e alunas, técnicos e técnicas do administrativo, professores e professoras e membros da comunidade trabalham conjuntamente para o sucesso do evento.
E também mantendo a tradição os trabalhos darão origem aos anais do evento que permitem o registro, a guarda e a socialização do que produziu.
Data final para as inscrições de ouvintes ALTERADA PARA O DIA 10/11/2022.
Para realizar sua inscrição no evento acesse: https://eventos.sistemas.ufcat.edu.br
Inscrições para minicursos e oficinas até o dia 06/11/2022.
Programação completa do evento https://drive.google.com/file/d/1RrCSGvKIt__dZGHuyobTNOwqADF07Sq8/view?usp=share_link
Programação das Apresentações da 1ª Mostra da Graduação https://drive.google.com/file/d/1DRm2e5n2NyRJGtAVea_A_8-n-L9pmfYT/view?usp=sharing
Programação das Apresentações da 3ª Mostra da Extensão da UFCAT - dia 08/11, das 14h às 17h https://drive.google.com/file/d/1ZME-JdTm1ZlVHhy2w6yRAiVNMUvnF85C/view
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
MINICURSO CONSTRUINDO A (O) BAILARINA(O): DANÇA ORIENTAL ÁRABE | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
O objetivo deste minicurso é direcionar os participantes ao primeiro contato com a dança e cultura árabe nas base de descolamento, quadril e correção de postura - 08 e 09/10 das 9:00 às 11:00. |
||
MINICURSO EDUCAÇÃO EM SAÚDE E INTERPROFISSIONALIDADE: UMA NOVA ABORDAGEM DO TRABALHO COLABORATIVO | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
Educação Interprofissional (EIP) em saúde não representa uma tarefa simples, tendo em vista a tradição de formação uniprofissional. O desenvolvimento profissional interprofissional é um aspecto que deve ser fortemente valorizado nos processos de mudanças da lógica da formação em saúde. O curso tem o objetivo de atualizar docentes, discentes e profissionais da rede de saúde para a adoção da interprofissionalidade na formação e trabalho em saúde, utilizando os marcos teórico-conceituais e metodológicos da EIP, como uma abordagem formativa teórico-prática para o desenvolvimento de competências específicas, comuns e colaborativas para o efetivo trabalho em equipe - 08 e 09/10 das 9:00 às 11:00.
|
||
MINICURSO FRUTOS DO CERRADO, VOCÊ CONHECE? | 09/11/2022 | 10/11/2022 |
O objetivo deste minicurso é promover um maior conhecimento sobre o bioma Cerrado, com foco em informações nutricionais, uso popular e científico de seus frutos. Além de apreciarmos aromas e paladares talvez ainda desconhecidos. Metodologia: Este minicurso consistirá em uma parte teórica para o conhecimento de informações sobre os frutos do Cerrado. Será abordado características, teor nutricional e aplicações terapêuticas. Em um segundo momento, faremos receitas de frutos do Cerrado para que os participantes tenham um maior contato com os aromas e sabores que estes frutos podem nos proporcionar. A proposta é que a comunidade local tenha o conhecimento e descubra novas possibilidades de agregar frutos regionais e nutritivos em sua alimentação - 09 e 10/10 das 9:00 às 11:00. |
||
MINICURSO INTRODUÇÃO AO MÉTODO DO ESPALHAMENTO INVERSO | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
O Método do Espalhamento Inverso é uma técnica muito utilizada na resolução de equações diferenciais. Introduzido primeiramente por Gardner, Greene, Kruskal e Miura, para resolver a equação de Korteweg e de Vries (KdV), a metodologia de solução se baseava nos aparatos matemáticos criados por Gelfand e Levitan. Após a introdução do método essa técnica foi aplicada em diversos outros modelos, como por exemplo a equação de Schrödinger Não Linear, o modelo Sine-Gordon, entre outros. O objetivo do minicurso é dar uma introdução ao Método do Espalhamento Inverso, passando pelos seus principais conceitos matemáticos e mostrando suas aplicações na física, em especial na área de Sistemas Integráveis - 08 e 09/10 das 14:00 às 16:00. |
||
MINICURSO LIVING THE COURSE THROUGH OTHER EYES | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
The term global citizenship represents the educational movement and initiative to bring the world into the classroom by examining global issues and perspectives related to politics, social justice, human rights, sustainability etc. Past approaches in attempt to globalize the classroom fail to acknowledge how assumptions created by the overarching agenda of Western societies can be re-interpreted and unaddressed in other cultural contexts, reinforcing the notion of Western supremacy in our way of interpreting power systems. The goal of this course is to study the theoretical framework in addressing this gap in cultural interpretation of global issues within the classroom. In this course, students will learn to read and understand systems of interpretation, meaning, and representation of indigenous and minority groups in relation to systems of global development. Through the activities in this course, students will be able to understand how the intersection of language, beliefs, and culture affect the way we interpret the world. In addition, students will learn to critically examine Western and indigenous interpretations of global issues and identify ethical methods of creating dialogue for mutual learning and improved classroom engagement - 08 e 09/10 das 9:00 às 11:00.
|
||
MINICURSO MÃOS QUE FALAM: NOÇÕES BÁSICAS PARA A COMUNICAÇÃO EM LIBRAS | 09/11/2022 | 10/11/2022 |
A Língua Brasileira de Sinais - Libras é o sistema de comunicação da comunidade surda brasileira. Sua constituição enquanto língua autêntica, e consequente inserção das pessoas surdas em diversos espaços sociais, tem promovido o debate a respeito da necessidade de aprendizagem e capacitação em Libras. Nesse minicurso, aprenderemos noções básicas para a comunicação em Libras, bem como a conduta ética para o tratamento com as pessoas surdas - 09 e 10/10 das 14:00 às 16:00.
|
||
MINICURSO PENSANDO AS MÍDIAS SOCIAIS COM FOUCAULT: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DISCURSIVA | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
Este minicurso tem por objetivo apresentar práticas de leitura, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, de enunciados retirados de mídias de redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Twitter, utilizando como grade para tal leitura a arquegenealogia de Michel Foucault. Esta proposta terá início com uma introdução aos Estudos Discursivos Foucaultianos, contextualizando as suas bases epistemológicas e a sua importância para os Estudos da Linguagem. Ao longo dos dois dias de minicurso, serão abordados os conceitos de saber-poder, enunciado, discurso, subjetividade, e seus efeitos discursivos, com vistas à realização de uma possibilidade de leitura de uma história crítica do presente. De modo a articular teoria e prática, haverá a proposição de práticas de análise de enunciados midiáticos com a finalidade de mobilizar tais conceitos discutidos em materialidades enunciativas que circulam na atualidade - 08 e 09/10 das 14:00 às 16:00.
|
||
MINICURSO PLANTAS MEDICINAIS E A DESCOBERTA DE NOVOS FÁRMACOS | 09/11/2022 | 10/11/2022 |
O Objetivo é discutir a importância das plantas medicinais como fonte de compostos bioativos úteis para o desenvolvimento de novos fármacos. O minicurso será composto por conteúdo teórico e prático. Durante a teoria, os aspectos biológicos, farmacológicos e bioquímicos das plantas medicinais serão abordados. Por outro lado, a prática promoverá a análise das capacidades antioxidantes e de inibição enzimática de algumas plantas medicinais através de métodos didáticos. Assim, a proposta permitirá aos participantes entender todo o mecanismo de bioprospecção destas plantas, iniciando pela etnofarmacologia, partindo para as pesquisas científicas e posteriormente pela possível descoberta de compostos bioativos candidatos a novos fármacos" - 09 e 10/10 das 14:00 às 16:00.
|
||
MINICURSO PODE A ARTE RELER A VIDA OU PODE A VIDA RELER A ARTE? POR UMA LEITURA CRÍTICA DO FILME CAPITÃO FANTÁSTICO | 08/11/2022 | 09/11/2022 |
A temática do minicurso intitulado: Pode a arte reler a vida ou pode a vida reler a arte? Por uma leitura crítica do filme "Capitão Fantástico", gira em torno de uma análise do filme (lançado em 2016 e dirigido por Matt Ross) a partir de breves conceitos tanto da teoria literária e outras semioses quanto das questões sociais que atravessam a obra. O objetivo é fazer uma interpretação do filme de forma que possamos "nos ver" na obra e questionarmos nossas inserções na sociedade contemporânea. Metodologicamente, o minicurso divide-se em dois dias: no primeiro será feita a exibição do filme e no segundo dia será feita a abordagem teórica.
|
||
MINICURSO PRÁTICAS PARASITOLÓGICAS E MANUSEIO DE MICROSCÓPIO | 09/11/2022 | 10/11/2022 |
O O objetivo do minicurso é demonstrar as técnicas parasitológicas de confecção e leitura de lâminas a fresco. Será abordada a parte teórica de forma expositiva e, posteriormente, ocorrerá a produção das lâminas com material obtido a partir de frutas e verduras para demonstração prática e análise microscópica. |
||
MINICURSO TECNOLOGIA EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM | 09/11/2022 | 10/11/2022 |
Os métodos de diagnóstico por imagem são elementos essenciais na história da Medicina, oferecendo alternativas cada vez mais eficientes para a detecção e estudo de patologias. Neste sentido, este minicurso tem como objetivo proporcionar ao participante a compreensão dos princípios físicos básicos e operacionais de alguns métodos de imagem amplamente utilizados na prática clínica, tais como: Radiografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética Nuclear. O minicurso ocorrerá de forma teórica e expositiva com auxílio de projeções, imagens, vídeos e animações - 09 e 10/10 das 14:00 às 16:00.
|
||
1ª MOSTRA DA GRADUAÇÃO DA UFCAT | 09/11/2022 | 09/11/2022 |
A Mostra da Graduação da UFCAT faz parte do 3º CEPEx-UFCAT (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão) e tem como objetivo divulgar os trabalhos, pesquisas e projetos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Graduação da UFCAT, através da apresentação de trabalhos submetidos por discentes da UFCAT envolvidos com PIBID, Prolicen, Residência Pedagógica, Estágios Curriculares, Monitoria, Projetos de ensino e também que realizaram trabalhos de conclusão de curso ou trabalhos acadêmicos de disciplinas. Dessa forma, objetiva-se ainda promover discussões e contribuir para que experiências vivenciadas nos cursos de graduação sejam compartilhadas. E-mail: prograd@ufcat.edu.br |
||
3ª MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFCAT | 08/11/2022 | 10/11/2022 |
A 3ª Mostra de Extensão da Universidade Federal de Catalão faz parte do 3º CEPEx-UFCAT (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão) e se constitui um espaço de apresentações e discussões dos resultados das ações de extensão e cultura desenvolvidas na UFCAT ou em outras universidades. E-mail: proec@ufcat.edu.br
|
||
OFICINA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: ENCONTRO DA TEORIA E DO VIVENCIAR | 08/11/2022 | 08/11/2022 |
O objetivo desta oficina é conhecer as PICs e vivenciar algumas técnicas como técnica de relaxamento com imagem guiada, auriculoterapia, automassagem, entre outras. Metodologia: Apresentação das diversas PICs existentes e realização de vivências com relaxamento com imagem guiada, auriculoterapia, automassagem. 08/10 das 9:00 às 12:00.
|
||
OFICINA DESENHO MANGÁ (DESENHO JAPONÊS) | 08/11/2022 | 08/11/2022 |
O objetivo da oficina é uma iniciação Iniciar na figura do Mangá e noções básicas de desenho e corpo humano - 10/11 das 14:00 às 17:00. |
||
OFICINA LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE | 10/11/2022 | 10/11/2022 |
A inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular trouxe novas demandas a formação de professores, sobretudo de conhecimentos que historicamente esteve sob a responsabilidade da Educação Especial. Na direção de difundir estes conhecimentos a futuros professores e aos que estão em atuação a oficina "Leitura e Escrita em Braille" objetiva propiciar aos participantes conhecimentos do Sistema Braille a serem utilizados na produção Braille e apoio a estudantes com deficiência visual. Este espaço de formação será organizado a partir de conhecimentos teóricos e práticos acerca do Sistema Braille. Os participantes terão acesso aos instrumentos de escrita e de leitura em Braille e terão noções básica sobre o código tátil - 10/10 das 14:00 às 17:00.
|
||
OFICINA OTIMIZAÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA ATRAVÉS DO RAYYAN QCRI | 09/11/2022 | 09/11/2022 |
A oficina Otimização da Revisão de Literatura através do Rayyan QCRI, é a demonstração de uma ferramenta gratuita da Web (Beta) projetada para auxiliar pesquisadores que trabalham em revisões sistemáticas e outros projetos de síntese de conhecimento que acelera drasticamente o processo de triagem e seleção de estudos. Tem como objetivos Identificar as modalidades de revisão sistemática e sistematizada; Identificar os descritores controlados em uma base de dados; Realizar a busca de estudos na bases de dados; Apresentar o fluxograma PRISMA; e Utilizar a ferramenta RAYYAN QCRI para importar e organizar as evidências localizadas -9/10 das 14:00 às 17:00. |
||
OFICINA PIQUENIQUE DAS MEMÓRIAS: NARRAR, ESCREVER E SE INVENTAR NA FORMAÇÃO | 09/11/2022 | 09/11/2022 |
Esta oficina objetiva usar subsídios da Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação, objetivando o entendimento e construção de memorial acadêmico de formação, qualificando, este último, como ferramenta de mediação via linguagem escrita que produz conhecimento e formação para a docência. Propõe-se discutir acerca do campo teórico (auto)biográfico e a realização de atividade prática de autobiografização de experiências acadêmicas em memoriais acadêmicos formativos a partir de dinâmica individual e grupal, intencionando contribuir com a reflexão sobre esse campo de atuação profissional. Para isso, utilizaremos um exercício de evocação de memória a partir do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox (2012), assim como a escrita de um memorial. As narrativas (auto)biográficas possuem característica de reportar o sujeito e a história, as distintas temporalidades, como o tempo objetivo (cronológico) e o tempo subjetivo (interior-cultural), que se constituem em inter-relação, abrangendo o tempo passado, presente e futuro, em conjunto, conectados com a vida individual e social dos sujeitos (HONÓRIO FILHO; ERBS, 2018). Ao narrar o sujeito organiza os fatos da sua vida, dando-lhes sentido, se construindo personagem da sua história. Neste campo teórico-metodológico cabe a investigação e a compreensão de como a coletividade, a escolarização, o trabalho, entre outras atividades e âmbitos, impactam os sujeitos em suas singularidades ao longo da vida. É possível autobiografar-se para compreender os caminhos de formação, as relações do percurso, o presente, proporcionando um projeto-de-si (DELORY-MOMBERGER, 2006). Esse processo de rememorar através da autobiografização ou de memoriais formativos permite a passagem pelos processos de evocação, descrição, reflexão, interpretação, análise e síntese, buscando significados de como a pessoa se tornou quem ela é, possibilitando a intencionalidade da construção de projetos futuros, aprendizagem narrativa e biográfica, sentidos sobre si mesmo (auto), sobre a vida (bio), e sobre a escrita (grafia), viabilizando o uso das histórias de vidas para reconhecer os saberes internos, não formalizados, os aplicando no modo como o sujeito se coloca na vida profissional e nas suas relações sociais (PASSEGI, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006) - 9/10 das 9:00 às 12:00.
|
||
OFICINA PLANTAS MEDICINAIS:EPISTEMOLOGIAS INSURGENTES DE CUIDADOS ANCESTRAIS EM SAÚDE | 10/11/2022 | 10/11/2022 |
A atividade proposta com o Tema as Plantas medicinais: epistemologias insurgentes de cuidados ancestrais em saúde. Apresenta como objetivo desvelar os saberes e fazeres em plantas medicinais das comunidades tradicionais, movimentos sociais e da educação popular em saúde e suas contribuições epistemológicas na construção da ciência que emergem da ecologia de saberes numa perspectiva descolonizadora. O público-alvo: movimentos sociais, profissionais de saúde, estudantes da UFCAT e o público em geral que tem interesse em compartilhar os conhecimentos sobre plantas medicinais e o universo vocabular de plantas que fazem parte da memória afetiva dos participantes no cuidado a saúde e a integração destes saberes com a política Nacional de Plantas medicinais e fitoterápicos. Como metodologia trabalharemos com os círculos de cultura Sistematizados por Paulo Freire (1991) em que o alicerce está na proposta pedagógica democrática, dialógica e transformadora e nesta perspectiva não existe saber mais, saber menos, mas diferentes saberes - 10/10 das 9:00 às 12:00.
|
||
OFICINA USO DE ANTIMICROBIANOS E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS ANTIPARASITÁRIOS | 08/11/2022 | 08/11/2022 |
O objetivo desta oficina é realizar discussão sobre uso de antimicrobianos e destacar as etapas de desenvolvimento de novos fármacos, com ênfase nos antiparasitários. Será proposta uma breve roda de conversa sobre o tema, posteriormente será abordado a parte teórica de forma expositiva e finalizado com demonstração prática - 8/10 das 14:00 às 17:00. |
||
OFICINA WRITING WORKSHOP: HOW TO WRITE AN ESSAY | 10/11/2022 | 10/11/2022 |
This workshop is designed to help students work on writing a Social Sciences Essay in English and will last 3 hours. The goal is not only to introduce the framework of a Social Sciences essay, but to give students the opportunity to work with the ideas introduced, apply them to their own work, as well as provide and receive feedback. Students will be expected to prepare for the workshop by either bringing their own work or research in printed or electronic form. It will start by briefly outlining the preliminary research required, then it will get into how the essay should be planned and structured before a bulk of the writing occurs (thesis, main arguments, supporting evidence etc.,) then finally will delve into writing and review. From there, participants will be given 30-40 minutes to apply the concepts introduced to their respective topics. Students will use the research that theyve gathered to create an introduction to the essay which will include a thesis statement, main arguments and supporting evidence. Students will be encouraged to work collaboratively throughout the process and the proctors will monitor progress and help guide the process along the way. Finally, after this working session the workshop will dedicate 15-20 minutes to sharing, reviewing, and if time allows, reworking. In this phase, everyone will verbally share what theyve written and peers will share their thoughts starting with positives and then diving into areas of opportunity. Once everyone has had the chance to present and receive feedback, the workshop will conclude - 10/10 das 14:00 às 17:00.
|
||
OFICINA WRITING WORKSHOP - LAB REPORT | 10/11/2022 | 10/11/2022 |
This workshop is designed to help students with scientific and academic writing in English and will last approximately three hours. The objective is to demonstrate and review how laboratory reports and academic papers are formatted and structured using the passive voice and target students in the areas of Health, Engineering and Mathematics. With this initiative, it is expected that students and participants will bring their research, laboratory results or previous work to the workshop, where they will have the opportunity to present themselves and say in what area of study or what type of research they have carried out. Participants will have the opportunity to work on their respective texts in groups, in pairs or individually - 10/10 das 14:00 às 17:00. |
||
SARAU DO 3º CEPEX | 25/11/2022 | 26/11/2022 |
SARAU DO 3º CEPEX |
||
1º CICLO DE SEMINÁRIOS ANUAIS DO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO PARA INOVAÇÃO MAI/DAI UFCAT | 08/11/2022 | 10/11/2022 |
O evento tem como objetivo divulgar os resultados científicos do Programa MAI/DAI da UFCAT através das apresentações de seminários pelos bolsistas CNPq de graduação, iniciação tecnológica e industrial (ITI) e bolsistas de pós-graduação, nível mestrado (GM) e doutorado (GD). O programa MAI/DAI é constituído de projetos colaborativos de PD&I com empresas parceiras envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de gerar processos e/ou produtos inovadores.
Este momento contará com mostras científicas envolvendo os estudantes do Programa MAI/DAI, coordenadores dos projetos PD&I, supervisores empresariais e da comunidade acadêmica. O evento também contará com conferências para divulgação do Programa MAI/DAI para a ampliação para outros representantes empresariais. E-mail: maidai.ufcat@gmail.com |
||
IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO | 08/11/2022 | 10/11/2022 |
IV Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação faz parte das atividades avaliativas do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PROIP) da UFCAT. Com o Seminário Interno, objetiva-se divulgar as pesquisas realizadas por bolsistas e voluntários do PROIP, incentivando a troca de experiências entre os participantes. O seminário contará com apresentações dentro das diversas áreas do conhecimento. O seminário é voltado exclusivamente para a apresentação dos resultados dos alunos participantes do PROIP, edição 2021-2022. Toda a comunidade interna e externa a UFCAT pode participar assistindo as apresentações. E-mail: pesquisa.propesq@ufcat.edu.br |