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Em comemoração aos 35 anos do curso de Matemática da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec) promoverá o Simpósio sobre Trajetórias e Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática (SiTAPEM), de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023, na modalidade híbrida. Trata-se de um evento de caráter nacional, visando promover a integração entre comunidade, escolas, instituições de ensino superior e cursos de formação inicial de professores que ensinam Matemática. O público-alvo será estudantes e professores da educação básica, estudantes de graduação, pós-graduação e egressos de cursos de Matemática, professores da educação superior que ensinam Matemática. Nesta primeira edição, o simpósio tem o objetivo de discutir desafios e possibilidades na constituição da carreira docente e do ensino de Matemática. A programação contará com atividades presenciais e remotas abrangendo conferências, mesas-redonda, oficinas e sessões de comunicação científica. Em especial, estão previstas atividades com participação de egressos dos cursos de Matemática (presencial e a distância) e do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFCAT. Espera-se que o evento possa fortalecer a extensão universitária e venha constituir-se um ambiente para o intercâmbio de experiências em torno da Educação Matemática e do desenvolvimento profissional de professores, pesquisadores, professores e estudantes de cursos de licenciaturas em Matemática e áreas afins e pós-graduação que atuem no ensino de Matemática, além de contribuir para a formação continuada do profissional da área, estimulando a produção e divulgação de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática e seu ensino.
Título | Data Início | Data Fim |
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Oficina 01 - Manhã - Presencial - Construção de Jogos Inclusivos para o Ensino de Ciências e Matemática | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
O trabalho docente demanda de diferentes ações para atingir todos os estudantes em sala de aula. A presente proposta consiste na utilização de ferramentas capazes de desenvolver jogos e outras atividades pedagógicas de maneira acessível por meio de um computador. A partir de uma proposta de configuração do ambiente de trabalho e do aprendizado da linguagem de programação específica, o participante terá condições de iniciar no processo de construção de um jogo acessível. Autor: Wesley Pereira da Silva Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
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Oficina 02 - Manhã - Presencial - Sensor de Umidade com transistor | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
Construção de um sensor de umidade com transistor. Uma montagem simples mas bastante didática. Com uma excelente aplicação prática e também como um instrumento de ensino de eletrônica básica e conceitos matemáticos. Autor: Izaias Lopes Cabral Filho Instituição: Secretaria de Educação do Distrito Federal
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Oficina 03 - Manhã - Presencial - Jogos estratégicos: conhecendo jogos de origem africana e indígena | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
Esta oficina visa trabalhar com alguns jogos estratégicos presentes nas culturas africanas e indígenas. Os jogos estratégicos são importantes, pois mobilizam nos envolvidos no jogo a concentração para a construção de estratégias e tomada de decisões. Essas habilidades são fundamentais tanto para o currículo escolar quanto para a vida de um modo geral. Os jogos de estratégia levam os jogadores a se colocarem no raciocínio "e se" e com isso são levados a olharem de modo amplo e criativo para as diversas possibilidades, pensando possíveis jogadas e as consequências delas. Esse movimento permite a pessoa refletir sobre a sua própria ação de jogar e minimizam jogadas pautadas na sorte e na tentativa e erro. Esse estabelecimento de estratégias para cumprir um objetivo colabora em diversas áreas do conhecimento e de modo especial, com a área da matemática, pois oferece ao estudante mais uma oportunidade de desenvolver habilidades que colaborem no processo de identificação de dados, no seu tratamento, análise e interpretação e na busca por estratégias para a resolução de problemas, tão presentes nas aulas de matemática. Ao se trabalhar com jogos estratégicos de origem africana e indígena, busca-se, além do já indicado sobre a questão dos jogos estratégicos, aproximar os/as estudantes das culturas africanas e indígenas brasileiras, o que colabora na compreensão sobre as histórias desses povos e sobre suas culturas e sobre a diversidade étnica presente no Brasil. Colabora ainda para o rompimento de um ciclo de práticas preconceituosas contra essas populações que são ainda hoje estereotipadas e estigmatizadas. Autores: Ana Paula Purcina Baumann, Maria Eduarda Viana e Marcos Henrique Alves Chaves Instituição: Universidade Federal de Goiás
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Oficina 04 - Tarde - Presencial - Atividades matemáticas na perspectiva da Educação Inclusiva e consciência ambiental | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
Esta oficina tem o objetivo de proporcionar uma oportunidade para professores de Matemática da Educação Básica e futuros professores terem acesso a diferentes atividades matemáticas que podem contribuir para o ensino e aprendizagem de estudantes público-alvo da Educação Especial. Serão escolhidas algumas deficiências e apresentadas suas principais características para que a construção das atividades a partir de materiais recicláveis e de baixo custo. Autores: Shirley da Silva Macedo, Raquel Alves Martins do Carmo e Ana Paula Morato de Almeida Sousa Instituição: Universidade Federal de Catalão
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Oficina 05 - Tarde - Presencial - Viver do ensino on-line através das mídias sociais | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
Vou falar sobre a minha trajetória que me levou a trabalhar de forma on-line através das mídias sociais. Irei apresentar os benefícios e desafios que esta realidade proporciona, como por exemplo poder levar o ensino de matemática para milhões de pessoas de forma fácil e divertida. Também irei ensinar como qualquer professor pode iniciar seus trabalhos nas mídias e receber muito bem por isto. Autor: Dhyego Rodrigues Vaz Instituição: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - Regional Paracatu
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Oficina 06 - Tarde - Presencial - Explorando a matemática na construção de aplicativos | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
A oficina se baseia em mostrar a estudantes da graduação, professores que ensinam matemática, como utilizar a tecnologia digital no ensino da matemática, mostrar uma sequência didática de ensino de conteúdos matemáticos e também fazer uma oficina interativa com os participantes para a construção de uma melhor proposta de ensino como o auxílio da tecnologia. Autores: João Vitor Souza Leal e Daniel da Silveira Guimarães Instituição: Universidade Federal de Catalão
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Oficina 07 - Tarde - Remota - Tabuada Gamificada e a Bússola do Microbit BBC | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
Nesta oficina pretende-se de modo virtual ensinar os principais componentes eletrônicos do MicroBit, em seguida apresentar atividades didáticas que podem ser usadas em sala de aula para construir uma Tabuada Gamificada e depois uma Bússola tudo utilizando recursos virtuais, caso os participantes tenham a Microbit em casa podem passar a programação para ela e testar. Vale ressaltar que é possível testar a programação no simulador virtual do Microbit que usaremos remotamente. Autores: Késia de Souza Cruz, Jean José Lima de Bastos e Ludmilla Rayanne Santos de Sousa Instituição: CEPI Gomes de Souza Ramos
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Cerimônia Regional da OBMEP | 01/12/2023 | 01/12/2023 |
A cerimônia é o momento de celebrar o sucesso dos alunos e alunas que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), buscando incentivar a participação em edições posteriores. Na oportunidade serão apresentados os programas e as vantagens em ser medalhista na OBMEP. O ponto culminante da cerimônia será a entrega das medalhas de prata e bronze referente à 15ª, 16ª e 17ª edições da OBMEP. |